HANDEBOL

HANDEBOL

domingo, 2 de maio de 2010

Especial Goleiros de Handebol

Goleiros de handebol: peculiaridades da posição e influência na gênese das lesões

      O goleiro de handebol representa a última barreira defensiva, além de possuir outras funções relevantes tais como a orientação tática de sua equipe (motivada pela visão privilegiada que o mesmo possui em quadra) e a participação nas ações ofensivas (nas situações em que os goleiros iniciam os contra-ataques, dando ritmo inicial ao jogo).
       Para que o goleiro desempenhe adequadamente as funções supra-citadas é necessário que o mesmo possua características físicas, técnicas, táticas e psicológicas que se enquadrem nas especificidades e exigências das partidas.
      Em relação às características físicas dos goleiros de handebol podemos dividir as mesmas em perfil antropométrico e capacidades motoras.
Este perfil engloba a altura (recomendado 1,90m para homens e 1,75m para mulheres no alto desempenho), a envergadura (recomendado 2,00m para homens e 1,82m para mulheres em atletas de alto desempenho) e o peso (recomendado 90kg para homens e 70kg para mulheres, obtendo-se assim uma relação altura/peso de 1,05 para os goleiros).


      As capacidades motoras dos goleiros de handebol incluem a velocidade, coordenação, flexibilidade, força, potência e resistência. A velocidade dos goleiros de handebol deve ser aprimorada tanto a de reação quanto a de deslocamento em pequenas distâncias, visando reagir a um estímulo no menor espaço de tempo possível. A coordenação consiste no ordenamento adequado dos segmentos, transformando posições anti - técnicas em posições técnicas. A flexibilidade consiste na capacidade de um atleta executar movimentos de grande amplitude. A força pode ser definida como a capacidade de exercer tensão contra uma resistência e deve-se distinguir a força interna (produzida pelos músculos ligamentos e tendões) e a força externa (extrínseca ao corpo humano, tais como gravidade, atrito e a resistência do ar).A resistência motora se caracteriza pela capacidade de executar um movimento durante um longo tempo sem a perda da efetividade do mesmo.
     Devido às características físicas, motoras, técnicas e táticas inerentes aos goleiros de handebol temos uma incidência diferenciada nas lesões músculo-esqueléticas dos mesmos se comparadas a outras posições do handebol (alas, armadores, pivôs e centrais). Assim temos grande incidência de lesões musculares nos goleiros (estiramentos e rupturas parciais principalmente de isqyuiotibiaias e gastrocnêmios ), além de fraturas e luxações dos ossos da mãe e punho (devido ao impacto com a bola), diferentemente dos outros atletas no quais destacam-se os entorses de joelho e tornozelo, as contusões de tronco e membros, as epicondilites de cotovelo e as tendinites e bursites de ombros.
       Em suma, os goleiros de handebol devem ser avaliados separadamente em relação aos atletas das outras posições, devido às peculiaridades biomecânicas dos movimentos que realizam e da gênese e incidência diferenciadas de lesões músculo-esqueléticas que os acometem. 

Obs;
LInk para se obter um livro esportivo e repleto de boas referencias para Goleiros de Handebol.

http://www.scribd.com/doc/7268584/Caderno-Do-Goleiro-de-Handebol-Completo

Confiara também do You Tube...
Algums videos que possam ajudar na sua formação e na sua espectativa de qualidade.


http://www.youtube.com/watch?v=_PPRjmg_ZDM

3 comentários:

  1. AMEI A POSIÇAO DO GOLEIRO FEIOS 20120OIDRHHUR3RKTTX1 IL9

    ResponderExcluir
  2. EU VO PEGTA O GOLEIRO E TAE TAE EU VO MORDE ELE DOTINHOKKKKKKKKKKKKKKKKKKKN MHBVR4DCXE3

    ResponderExcluir